A importância dos brindes no carnaval para engajar marcas
O Carnaval é uma das maiores celebrações do Brasil, reunindo milhões de pessoas em blocos, festas e camarotes. Para
“Pegada” é um termo que vem sendo muito aplicado no campo da sustentabilidade. A palavra “pegada” significa “marca de pé” e é usada para identificar a passagem de uma pessoa ou de um animal por determinado local. Em outras palavras, a pegada é um vestígio, um sinal.
Mas, no campo da sustentabilidade, como essa palavra é aplicada, o que ela significa?
Continue a leitura e veja o que é pegada ecológica, quais são os tipos existentes, suas consequências e como os brindes sustentáveis podem ajudar!
A pegada ecológica é uma métrica para contabilizar o total de recursos naturais que uma pessoa, uma família ou uma organização consome. Ela permite avaliar os impactos ambientais que as ações humanas provocam.
Existe uma unidade de medida para a pegada ecológica, que é hectares globais (gha). É uma unidade que corresponde ao total de terra e água necessárias para suprir um padrão de consumo específico.
Por exemplo, vamos considerar uma pessoa que vive em uma casa que consome 10.000 kWh de energia elétrica por ano, utiliza um carro que percorre 15.000 km anualmente e consome 1.500 kg de alimentos por ano.
A energia elétrica consumida pode ser convertida em hectares globais considerando a origem da energia, então 10.000 kWh/ano x 0,0001 gha/kWh = 1 gha. Já a pegada de carbono do carro é calculada a partir das emissões de CO₂, 15.000 km/ano x 0,0003 gha/km = 4,5 gha (supondo que 0,0003 gha/km seja o fator de conversão das emissões de um carro médio).
A pegada de alimentos varia conforme o tipo de alimento (carne e vegetais) e sua produção: 1.500 kg/ano x 0,001 gha/kg = 1,5 gha (supondo uma média de 0,001 gha/kg para uma dieta mista).
Somando esses valores, temos uma pegada ecológica total = 1 gha (energia) + 4,5 gha (carro) + 1,5 gha (alimentos) = 7 gha
Portanto, a pegada ecológica dessa pessoa seria de 7 hectares globais. Esse valor representa a área necessária para fornecer os recursos consumidos e absorver os resíduos gerados por suas atividades.
Depois de compreender o que é pegada ecológica, vamos considerar outros detalhes sobre o conceito. Há três tipos principais de pegada ecológica, que são:
A pegada de terra equivale à área de terra necessária para a produção de fibras, alimentos e madeira que a humanidade consome.
A pegada de carbono corresponde ao total de gases de efeito estufa (GEEs) emitidos pela queima de combustíveis fósseis que suprem as demandas de energia da população humana.
A pegada de água representa a quantidade necessária de água doce usada na produção dos alimentos, das fibras e da energia consumidos pela humanidade.
Sabendo o que é pegada ecológica e quais os tipos mais relevantes, vamos apresentar as consequências mais relevantes sobre o meio ambiente:
A crescente pegada ecológica global está diretamente associada às alterações climáticas e seus efeitos devastadores. As emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa), principalmente o gás carbônico, são o componente principal da pegada ecológica global e vêm acelerando o aquecimento global.
A pegada ecológica representa também o consumo excessivo de recursos naturais. Ela é composta por diferentes sub pegadas, como a pegada de área de cultivo, pegada florestal, pegada de pastagem e outras
Com o crescimento da pegada ecológica, a demanda por mais espaço e recursos naturais também cresce, o que favorece a expansão das atividades humanas, como a conversão de áreas naturais em terras agrícolas, pastagens, áreas urbanas e industriais.
Essa fragmentação dos habitats naturais é um dos principais motivos da perda de biodiversidade no mundo inteiro. Muitas espécies da flora e da fauna perdem seus ambientes de vida e não se ajustam às mudanças, entrando em extinção.
E sem dúvida, o esgotamento de recursos é um grande desafio que enfrentamos na atualidade. A sobreutilização e o consumo excessivo de recursos naturais impactam na sustentabilidade a longo prazo.
Recursos como combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão) e minerais são limitados e não podem ser repostos na mesma velocidade em que são extraídos.
Mesmo recursos renováveis, como água doce, florestas e alguns tipos de pesca, podem ser subutilizados, gerando esgotamento ou degradação, o que prejudica a capacidade de regeneração deles.
Ao optar por brindes criativos e sustentáveis, as organizações podem ajudar na redução da pegada ecológica de diferentes modos:
Seguem alguns exemplos de brindes sustentáveis que podem ajudar a minimizar a pegada ecológica:
Agora você já sabe o que é pegada ecológica e que ao adotar a estratégia de oferecer brindes sustentáveis, as empresas reduzem o impacto ambiental e servem de inspiração a clientes e parceiros, impulsionando o desenvolvimento de uma sociedade mais verde e equilibrada.Mas esse é assunto amplo e ainda não se esgotou. Continue a leitura no blog e confira mais sobre sustentabilidade e como os brindes corporativos integram o conceito de economia circular!
Comentários
Nenhum comentário
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *